2015-05-22

Anankê é atração da Virada Cultural Paulista em Indaiatuba

O Grupo de Teatro Anankê é uma das atrações confirmadas para a Virada Cultural Paulista de 2015, que acontece neste final de semana (23 e 24), em 11 municípios do Estado, inclusive em Indaiatuba. O espetáculo escolhido para o evento é a adaptação para os palcos de O Caixeiro da Taverna, de Martins Pena e será encenado na sala na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), no sábado, 23, às 23h30. Os ingressos, que são gratuitos, poderão ser retirados por ordem de chegada.
 
Pela primeira vez nos palcos da Virada Cultural o Grupo Anankê encena a peça que narra as peripécias do ambicioso e trapaceiro Manoel Pacheco, cujo maior sonho é se tornar sócio de sua ama Angélica Pereira, dona da taverna, que morre de amores por ele. A ambição desenfreada deste caixeiro o coloca em situações hilariantes, que certamente proporcionarão bons motivos para dar muitas risadas. Já o autor, conhecido por satirizar a sociedade brasileira do século 19, apresenta aos espectadores um retrato bastante realista do Brasil daquela época, mas também traz reflexões para os dias atuais. “Sabemos que é uma grande responsabilidade participar de um evento como este. Estamos muito felizes por termos sidos selecionados e com certeza, será um grande espetáculo”, ressalta Marli Lopes, uma das atrizes que integra o Grupo.
 
O Caixeiro da Taverna, de Martins Pena, tem a direção de Chicó Ferreira – da peça Porque os Homens Mentem –, e Fernanda Vinagre como assistente de direção; figurino assinado por Rogério de Paula, cabelo de Sônia Eugênio e maquiagem de Priscila Alves. No elenco André Almeida, Priscila Alves, Flávio Cardoso, Marli Lopes, Fernanda Vinagre e Gisele Campos.
 
Celebrando seu primeiro ano de vida, o Grupo de Teatro Anankê conta hoje com 12 integrantes experientes, que atuam desde a década de 1990 individualmente e que já encenaram inúmeros espetáculos e participaram de diversos festivais. Alguns deles, inclusive, já foram premiados ao longo de suas carreiras em categorias como Melhor Atriz, Melhor Cenário, Melhor Figurino, entre outros. Ousadia, força de vontade e originalidade são alguns dos significados do nome do conjunto. 
 
Sobre a Virada Cultural Paulista
A Virada Cultural Paulista de 2015 acontece em 23 municípios em dois fins de semana: 11 cidades recebem o evento nos dias 23 e 24, incluindo Indaiatuba, e 12 nos dias 30 e 31 de maio. Mais informações sobre o evento e a programação em Indaiatuba podem ser obtidas no site www.indaiatuba.sp.gov.br.
 
CRÉDITO FOTO ROBSON SENNE