2015-04-08

Indaiatuba sedia Congresso Internacional de Jazz Dance

Os dançarinos americanos Desmond Richardson, Nick Kenkel e Cecília Marta estão entre os nove profissionais confirmados para ministrarem aulas na 7ª edição do Congresso Internacional de Jazz Dance, que será realizado entre os dias 18 e 21 de abril, no Centro de Convenções Aidyl Pinesi Bonachella, em Indaiatuba. O evento é organizado pela diretora do Galpão 1 Academia de Dança, Erika Novachi, e pela jornalista e crítica de dança, Marcela Benvegnu.
 
Fundador e diretor artístico da Complexions Contemporary Ballet, Desmond já foi aclamado pelo jornal The New York Times como o bailarino de seu tempo e integrou os elencos de Twyla Tharp e Movin Out na Brodway, além de coreografar seis temporadas do programa americano So You Think You Can Dance. Nick Kenkel é um dos novos grandes nomes da Brodway e já integrou elencos de sucessos como Legally Blonde e The Wedding Singer, além de trabalhar em teatro e em vídeo para vários artistas como Beyoncé, Alicia Keys, Mariah Carrey, Gwen Stefani e Debbie Gibson. 
 
Já a panamenha radicada em Nova Iorque, Cecília Marta, conhecida por criar seu próprio estilo de Jazz Dance, denominado Word Jazz, vem ao congresso pela segunda vez. Ela é diretora artística e coreógrafa do Cecília Marta Dance Company e já foi preparadora de elenco do espetáculo Celine Dion: A new day in Las Vegas e dos elencos completos de Corteo e KOOZA do Cirque du Soleil, em Nova Iorque.
 
Além deles, grandes nomes do Jazz brasileiro também estão confirmados nas oficinas. Erika Novachi, professora e coreógrafa de Lyrical Jazz desde 1995, será uma das professoras de Masterclass. “Nesta aula os alunos terão a possibilidade de conhecer os estilos do professor”, ressalta Novachi, que também é uma das organizadoras do evento, ao lado da jornalista e crítica de dança, Marcela Benvegnu, que ministrará as aulas de História do Jazz.
 
Ainda entre os brasileiros no comando das aulas de Masterclass estão Andrea Sposito e Regina Sauer. O Congresso conta ainda com a participação da figurinista Madalena Machado, que ministrará uma aula teórica sobre figurino na cena, e Vilma Vernon, ícone do jazz do Brasil nas décadas de 1970 e 1980, contando um pouco sobre sua carreira no Por Falar em Jazz. “O objetivo principal do evento é proporcionar aos participantes uma maior vivência do jazz dance e trazer informação àqueles que desejam obter um melhor conhecimento das técnicas e estilos da dança”, completa Marcela.
 
Ao todo serão quatro dias de aulas práticas e teóricas, além de círculos de discussão, entrevistas públicas e palestras. As inscrições já foram finalizadas e os congressistas receberão um certificado de participação ao final do curso. Saiba mais acessando o endereço congressodejazzdance.blogspot.com.br.