2018-01-17

Especialista ensina usar de forma estratégica o recurso Stories do Instagram

O mercado competitivo e a constante busca por novos clientes são os principais desafios enfrentados por quem é empreendedor ou possui uma pequena empresa. Com verbas enxutas para investir no marketing, o uso das redes sociais, como o Instagram, têm sido um caminho cada vez mais comum dentro deste universo. 
 
Mas como se destacar frente à concorrência? De acordo com a especialista em Empreendedorismo Digital, Simone Siqueira, para aproveitar melhor a ferramenta, além de usar o feed, o ideal é produzir conteúdo para os stories – que são aquelas postagens que ficam no ar apenas 24 horas –, o que pode contribuir na busca por seus seguidores e aumentar seu engajamento. Sabe-se que a quantidade de visualizações no stories chega a alcançar 10 vezes mais do que no feed, isso quer dizer que você vai impactar muito mais seguidores usando esse recurso, por isso a especialista dá algumas dicas que, se seguidas, podem trazer resultados muito positivos para seu negócio.
 
  • Mostre bastidores do seu negócio para que seus seguidores se envolvam com sua marca, essa é uma excelente ação para também gerar mais credibilidade;
 
  • Use hashtags e seja constante. Embora muitas empresas ainda não tenham se atentado, a busca por hashtags também serve para o stories, o que pode ser estratégico, se você produzir conteúdos que impactem as pessoas que buscam soluções semelhantes às que sua empresa oferece;
 
  • Os conteúdos no stories têm uma permanência de 24 horas e isso é muito bom para gerar antecipação, escassez e curiosidade. Procure antecipar conteúdos e despertar a curiosidade nos seguidores sobre o que será publicado no dia seguinte, isso faz com que eles se envolvam com o tema antecipadamente; 
 
  • Use enquetes! Esse recurso é excelente para pesquisar e engajar cada vez mais a sua audiência, aproveite esse momento com perguntas que ajudem o seu negócio para novas tomadas de ações, sabendo de fato o que seus seguidores desejam; 
 
  • Para contas comerciais, com no mínimo 10 mil seguidores, existe o recurso de link liberado no stories, o que permite que você leve os seguidores para seu blog, e-commerce, site ou qualquer outro endereço para fortalecer os pontos de contato com a empresa;
 
  • Por fim, entregue o conteúdo mais importante do dia logo no primeiro stories, porque ele é o mais visto. 
 
Simone Siqueira teve sua primeira experiência como empreendedora aos 16 anos, como professora de piano, profissão que norteou sua primeira formação superior. Já na década de 1990 abriu uma empresa voltada à computação para crianças e, por isso, investiu em uma licenciatura na área, que a levou a atuar com tecnologia aliada à Educação, de forma autônoma. Desde então fez outras especializações, como Design Instrucional, MBA em Administração e Marketing Digital. Desde 2011 está à frente da empresa Educação Digital e há 5 anos ingressou no universo do marketing digital com o propósito de ajudar pessoas a criar, de forma estratégica, network de qualidade nas redes sociais, produzindo conteúdos que agreguem valor à sua marca, resultando na conquista de uma forte Identidade digital.