2017-02-24

Alimentação equilibrada desde a pré-folia é fundamental para curtir o Carnaval com saúde

Uma das épocas mais esperadas do ano está chegando. Curtir os blocos de rua, desfilar na avenida ou correr atrás do trio elétrico pode ser uma delícia, mas a correria da organização e da festança de Carnaval pode trazer problemas e a brincadeira pode acabar ao descuidar da alimentação.
 
É normal querer aproveitar a folia com o corpo com ‘tudo no lugar’. A nutricionista clínica Camila Buitoni explica que, no Verão, o inchaço é comum por conta da retenção de líquidos. “Para tentar diminuir o inchaço, é importante beber muita água e reduzir o consumo de sódio, diminuindo o sal e temperos prontos”.
 
Uma boa opção é a dieta low-carb, método que não tem restrição de calorias, proteínas e gorduras, porém diminui drasticamente o consumo de carboidratos. “Seu maior diferencial é comer bem e se sentir satisfeito por mais tempo, o que deve ajudar no emagrecimento”, conta a nutricionista, que ressalta que o mais importante é manter, desde sempre, uma alimentação saudável e equilibrada. “Até mesmo para não enlouquecer à procura de dietas anormais nos dias que antecedem a festa e também não precisar se preocupar com mal estar durante a folia”.
 
O feriado prolongado finalmente chegou, o corpo está ótimo, mas mesmo assim a alimentação saudável deve continuar no cardápio. “Antes de ir para a festa, tome um café da manhã reforçado, com bastante frutas, sucos e cereais. Não fique sem comer por muito tempo e, se for se alimentar na rua, prefira lanches mais leves, pois alimentos pesados podem dar preguiça e sono, acabando com a energia que o Carnaval precisa”, explica a nutricionista.
 
O exagero nas bebidas alcoólicas durante a festa também pode ser um problema, já que é diurética e desidrata o organismo. “É muito importante beber mais de dois litros de água por dia, além de intercalar sucos e água a cada copo alcoólico. Se você for para a folia todos os dias, evite o consumo para não sobrecarregar o fígado”, alerta.
 
Após o fim da badalação, é hora de tirar as toxinas do organismo. Camila explica que os sucos detox são os melhores aliados. “Alimentos frescos como couve e brócolis são uma boa pedida para os sucos, que ajudam a hidratar o corpo e de quebra fornecem mais energia para voltar à rotina. Mas é importante ressaltar que estes sucos não substituem refeições, pois são complementos alimentares”.
O consumo de vegetais cozidos também é indicado neste período. “O cozimento destes alimentos devem ser al dente, para não perder seus nutrientes. Além disso, é imprescindível comer frutas como a melancia, que tem muita água e ajuda na hidratação”, comenta a nutricionista.
 
Lembrando que a alimentação saudável e equilibrada deve ser um hábito, pois conta com vitaminas e nutrientes que são necessários para o organismo. “Seja no Carnaval ou em qualquer época do ano, o ideal sempre é consultar um nutricionista, que fará um plano alimentar de acordo com seus hábitos e especificações”, finaliza a profissional.
Camila Buitoni é nutricionista clínica e proprietária da empresa Buitoni Life, especializada em refeições saudáveis que são entregues em casas e empresas. Mais informações pelo telefone (19) 98918 3715 ou pela página do Facebook www.facebook.com/buitonilife.