2016-05-13

Programa implantado em loteamento é referência para Conseg em Indaiatuba

O programa Vizinhança Solidária, implantado na Associação Colinas do Mosteiro, Terras de Itaici e Recanto dos Pássaros (ACMTI) em Indaiatuba (SP), foi apontado pela Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) como referência no município, já que é considerado o maior em número de residências em todo o Estado de São Paulo. 
 
Para falar sobre o programa, o coordenador de Operações da ACMTI, Ricardo Dias Muniz, foi convidado pela Conseg a participar do encontro, realizado em abril, no plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba, ao lado de lideranças de bairros da cidade, com o intuito de apresentar os resultados. “Recebemos o convite da Guarda Civil para participar e isso demonstra que os resultados alcançados com o programa estão tendo boa visibilidade”, destaca Ricardo.
 
O Vizinhança Solidária começou a ser implantado em janeiro de 2015 e compõem um grande projeto de integração em segurança, envolvendo também monitoramento por câmeras internas, leitura de placas e o botão de pânico, que é uma ferramenta que permite que o morador alerte a portaria, caso algo esteja ocorrendo. Hoje o Vizinhança Solidária tem mais de 800 residências cadastradas, envolvendo diretamente cerca de 3,2 mil pessoas nos loteamentos. A proposta é aproximar os vizinhos para que compartilhem informações simples, como sua rotina, viagens e possíveis ausências. “A ideia é que os participantes do programa tenham os telefones fixos e celulares uns dos outros, cuidem da casa ao lado e mantenham contato mais direto”, lembra o coordenador.
 
Tudo isso chamou atenção de presidentes de bairro e lideranças da cidade que demonstraram grande interesse em implantar esse mesmo programa em seus respectivos bairros. A ideia, conforme explica o coordenador de Operações é replicar este modelo em toda a cidade.
 
Sobre a ACMTI
Associação de Moradores dos Loteamentos Colinas do Mosteiro, Recanto dos Pássaros e Terras de Itaici de Indaiatuba (SP), a ACMTI oferece suporte aos moradores garantindo segurança e bem-estar por meio de parcerias com a Prefeitura Municipal e outras empresas com projetos e ações pontuais, entre eles o projeto de segurança, que inclui sistema de monitoramento por câmeras interligado com a Guarda Civil, e o vizinhança solidária.